Na última segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) organizou a final do 49º Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino (JERES) de Futsal. O evento teve lugar no Ginásio Guanandizão e contou com a participação de estudantes de diversas unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme).
O principal objetivo da iniciativa é fomentar a integração entre as escolas e incentivar a participação dos alunos em atividades esportivas, além de fortalecer a prática do esporte como um meio de desenvolvimento educacional e social.
O projeto começou nas escolas, onde as equipes foram formadas e as etapas preparatórias da competição realizadas. A fase final do torneio deu aos estudantes a chance de competir em um dos mais importantes espaços esportivos da Capital.
Roberto Vieira, chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura, destacou que a proposta visa ampliar o acesso dos alunos a ambientes esportivos que, muitas vezes, não fazem parte de sua realidade. "O projeto começou nas unidades, dentro da estrutura das escolas. Depois, buscamos levar os alunos para espaços que muitos ainda não conheciam. Trazer para um ginásio como o Guanandizão é dar a oportunidade de jogar onde atletas de alto nível já estiveram", afirmou.
Para os alunos, participar de uma final em um local icônico para o esporte de Campo Grande é uma experiência especial e motivadora, além de contribuir para o fortalecimento do vínculo com a prática esportiva. Marcelo Martins de Souza, professor da Escola Municipal Padre Heitor Castoldi, ressaltou a importância da vivência proporcionada pelo evento. "A adrenalina é imensa. Estar aqui no Guanandizão é diferente, é um espaço onde muitos nunca tinham entrado para jogar. Para eles, é uma oportunidade única", comentou.
Além de promover hábitos saudáveis e o trabalho em equipe, o JERES desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de valores como respeito, disciplina, cooperação e superação, reforçando a importância do esporte na formação integral dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.