Neste sábado (27), o céu de Campo Grande foi palco de uma intensa movimentação de caças militares, que chamaram a atenção de moradores em várias regiões da cidade, além de Terenos. O forte som dos motores das aeronaves levou muitos a buscarem informações sobre o que estava acontecendo, gerando questionamentos junto ao Jornal Midiamax.
A presença dos caças provocou reações diversas entre os cidadãos. Um leitor de Terenos expressou sua preocupação ao perguntar se a movimentação era decorrente de um 'treinamento militar ou preparação para uma suposta guerra'. No Bairro Colibri 2, um morador mencionou que a percepção entre os vizinhos era de susto, relatando: 'Pessoal aqui achou que era guerra'. Já um habitante do Bairro Zé Pereira se uniu aos questionadores, indagando: 'O que está acontecendo em Campo Grande?'.
A apreensão e a curiosidade entre os campo-grandenses se intensificaram, com alguns acreditando que o Brasil poderia estar entrando em conflito ou que as aeronaves estivessem envolvidas em alguma preparação militar. A dúvida pairava no ar, e muitos buscavam esclarecer o motivo da intensa atividade aérea.
Na verdade, os caças avistados eram F-39E Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), que fizeram uma escala em Campo Grande antes de seguir para o Chile. Esses aviões participarão do exercício multinacional Salitre 2026, que reúne forças aéreas de diversos países e marca a primeira participação internacional dos caças fabricados no Brasil.
A movimentação dos Gripen também atraiu a atenção dos ‘spotters’, entusiastas da aviação que costumam registrar pousos e decolagens. Para esses aficionados, a passagem dos caças por Campo Grande representou uma oportunidade única de observar e fotografar um dos modelos mais modernos da FAB, em um evento que não é comum na rotina da cidade.
Com informações midiamax.com.br