A 46ª edição do Mutirão Todos em Ação ocorreu neste sábado (27) na Escola Municipal Professora Oliva Enciso, localizada no Bairro Tiradentes. O evento atraiu centenas de moradores em busca de atendimentos gratuitos, demonstrando a relevância da iniciativa na promoção do acesso a serviços públicos.
A vice-prefeita de Campo Grande, Drª Camilla Nascimento, ressaltou a importância do mutirão para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos. Ela destacou que a Prefeitura está comprometida em atender a região do Tiradentes, onde milhares de pessoas foram beneficiadas com a ação, que já é considerada um sucesso.
Com mais de 300 serviços disponíveis, o mutirão contou com a colaboração de diversas secretarias municipais e instituições parceiras. A realização do evento foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado, Câmara Municipal, Fecomércio MS, Senac, Defensoria Pública, Ministério Público, universidades e organizações da sociedade civil. Essa união visa aproximar os serviços públicos da população e facilitar o acesso a direitos essenciais.
Desde as primeiras horas da manhã, moradores do Tiradentes e de áreas vizinhas compareceram em busca de atendimentos. Dorival de Souza, pedreiro e residente em Campo Grande desde 1992, aproveitou a oportunidade para renovar sua carteira de identidade e buscar suporte no Procon, conseguindo resolver duas pendências sem precisar afetar sua rotina de trabalho durante a semana. "O atendimento foi excelente. A comunidade está agradecida, pois isso facilita muito para quem trabalha durante a semana", afirmou.
Outra moradora, Ordalina de Araújo Braga, também utilizou o mutirão para resolver questões pessoais, renovando sua carteira de identidade, necessária para a continuidade do recebimento de sua aposentadoria. Além disso, ela atualizou seu Cadastro Único, essencial para sua participação nas atividades do Centro de Convivência Vovó Ziza.
O mutirão não se limitou a atendimentos de cidadania; também incluiu ações voltadas para a sustentabilidade. O presidente do Fundo de Apoio, Adir Diniz, destacou a importância do descarte correto de resíduos recicláveis e a promoção da consciência ambiental. "Queremos mostrar para a população a importância da economia circular. Sustentabilidade também é uma forma de cuidar das pessoas", enfatizou.