A capital federal deu início à contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo Feminina, que ocorrerá em 2027. Para marcar a data, nesta quarta-feira (24), foram realizadas diversas atividades voltadas para o incentivo ao esporte e a mobilização da população. A programação foi organizada pelo governo do Distrito Federal (GDF) em conjunto com a Federação Internacional de Futebol (FIFA), que determinou que todas as cidades-sede da competição realizassem eventos simultâneos.
Mais de 700 estudantes dos centros olímpicos do Distrito Federal participaram das atividades, que aconteceram em locais emblemáticos como o Estádio Nacional de Brasília, no Parque da Cidade e na Rodoviária do Plano Piloto. Laís Barufí, coordenadora do comitê executivo criado pelo GDF para a Copa, ressaltou a importância dessas ações para aproximar a população, especialmente crianças e jovens, do futebol feminino.
No Estádio Nacional, também conhecido como Estádio Mané Garrincha, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a arena. Já no Parque da Cidade, as crianças se engajaram em atividades artísticas, realizando pinturas com a temática da Copa, o que promoveu a expressão cultural e a celebração do torneio.
Além das atividades artísticas, a programação incluiu ações interativas na Rodoviária do Plano Piloto, onde foram organizados jogos de “golzinho” para simbolizar a contagem regressiva para o Mundial. Michael Jackson, ex-jogadora da seleção brasileira feminina e parte da equipe da secretaria extraordinária criada pelo Ministério do Esporte, participou das atividades promovidas em parceria com a FIFA e o GDF.
Para Michael Jackson, a Copa do Mundo Feminina vai além de uma competição esportiva, pois gera impactos sociais significativos. Ela destacou a meta de realizar a maior Copa da história do futebol feminino, enfatizando a importância de deixar um legado duradouro.
Uma das estudantes, após visitar o Estádio Mané Garrincha, expressou sua admiração pela grandiosidade da arena, revelando o desejo de jogar naquele gramado. Além disso, a goleira do Centro Olímpico mencionou que começou a cuidar mais de sua alimentação para melhorar seu desempenho nas partidas.